terça-feira, 15 de setembro de 2009

A confusão dos suplementos e a Gripe A ( Parte I )

Apesar de toda a informação disponível, principalmente na internet, os suplementos continuam a ser um tema confuso, específicamente quando se trata de suplementos erróneamente considerados "de culturistas", tais como as proteínas concentradas em pó.
Dos "leigos" eu espero tudo, porque, ou não têm acesso à informação ou não a entendem, devido à falta de "bagagem" fisiológica/científica. Mas o que me espanta ( ou não ) são as pessoas "informadas" ou "formadas" que ficam escandalizadas, chocadas, horrorizadas, e mais qualquer coisa acabada em "adas", quando confrontadas com a ideia de tomar um suplemento proteico.
As perguntas mais frequentes são:
-"Isso não faz mal ? "
-"Mas isso não são "bombas" ? "
Não me sai da cabeça a imagem de alguns indivíduos que eu conheço a exclamar com toda a naturalidade que " essas coisas dão-te cabo do organismo", com um cigarro no canto da boca. Outras pessoas que são contra tomar "essas coisas químicas" mas nem questionam quando um médico lhes receitam todo o tipo de químicos realmente agressivos para o organismo.
A ideia de que um suplemento proteico é um produto químico é completamente errada. Os suplementos de qualidade tais como as proteínas de soro de leite ( whey protein ) são extraídos por processos naturais do soro que resulta com excedente da produção do queijo. A proteína de soro de leite, principalmente, é estudada hà décadas com fins terapêuticos na reconstrução de tecido muscular de pacientes com cancro e na prevenção de certos tipos de cancro ( "whey protein in cancer treatment" www.ncbi.nlm.gov/pubmed ). A junção da proteína com uma quantidade de um óleo essencial com uma boa quantidade de ômega 3 ( óleo de linho ) resulta na combinação perfeita de nutrientes para a formação de tecido muscular. A gordura do óleo protege os aminoácidos da proteína ( a proteína de soro de leite contém a combinação mais completa de aminoácidos essenciais para o nosso organismo ) na sua passagem pelo estômago e facilita a sua absorção pelo intestino e na corrente sanguínea, estabiliza os níveis de insulina e desenvolve a produção natural de testosterona, conduzindo assim a um substancial e natural crescimento muscular. Numa pessoa saudável ( homem ou mulher ) ajuda na manutenção muscular e hormonal, já que na maioria da população a alimentação é deficiente em proteínas de qualidade e gorduras essenciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário